Este é um dos livros da coleção "Terapia Infantil", e está voltado a consolar e amparar crianças que estão sofrendo com a tristeza da perda de um dos seus pais ou de ambos. A obra tem como público-alvo as crianças alfabetizadas (para lerem sozinhas) e as crianças não alfabetizadas, para serem acompanhadas por seus professores, responsáveis ou qualquer outra pessoa que tenha interesse em auxiliá-las nesse processo de luto, tendo o livro como um guia para as conversas.
Na situação do luto, o autor aborda maneiras possíveis de manter a força e a união em conjunto à família nesse momento sensível - incluindo, por exemplo, momentos de estranhamento nas refeições nos quais a configuração do núcleo familiar já não é mais a mesma, ou nas celebrações de datas especiais - ressignificando tais situações e mantendo memórias agradáveis.O livro aborda de forma delicada a validação do direito de se sentir triste com a saudade e de chorar quanto tiver vontade. Conduz também como lidar com sentimentos de solidão, raiva, medo e até culpa. Por fim, o autor leva ao consolo uma abordagem cristã, colocando Deus como um pai e mãe presente para a criança e reforça a garantia da criança desabafar e falar com alguém sobre o assunto que a entristece; além disso, recupera ainda que ela pode e voltará a ser feliz.
Leitura de extrema importância no processo do desenvolvimento infantil da criança que vive perda de pessoas queridas, pois prioriza os sentimentos genuínos que envolvem o cotidiano e as relações da criança, guiando-a para que os mesmos sejam canalizados e entendidos da melhor forma possível.