Tendo em vista a leitura do livro "Somos todos extraordinários", o qual se trata de uma versão para crianças do best seller "Extraordinário", elaboramos esta resenha para instigar os questionamentos acerca do motivo dessa leitura ser importante para as crianças (e para quais ela é direcionada), com base nos assuntos discutidos em sala.
Já sabemos que a fase de alfabetização demanda estímulos que auxiliem no processo de aprendizagem, e livros infantis são uma ótima forma de despertar o interesse da criança pela leitura, além de mergulhá-la em um mundo de novas histórias, envolvendo funções cognitivas e estimulando a imaginação. Alem disso, os livros também podem manifestar o poder de educar socialmente através das histórias, principalmente quando elas possuem um viés relacionado a questões sociais cotidianas. E é sobre esse tema que o livro trata."Somos todos extraordinários" conta a história de Auggie, um menino que se sentia diferente dos outros por ter nascido com uma deformidade facial.
A autora, nesta edição dedicada ao público infantil, retrata de maneira leve e repleta de ilustrações os sentimentos de Auggie, o modo como ele se sentia diferente das outras crianças e até mesmo excluído por elas em diversos momentos do seu cotidiano, principalmente no ambiente escolar. A mensagem passada é de que todas as pessoas são incríveis, cada uma com seu jeito único e independente de padrões impostos.
O livro se encaixa para crianças que já tenham iniciado o processo de aprendizagem da leitura; é interessante que ela esteja na fase das indagações acerca das questões relacionadas ao meio social (por volta dos 06 anos de idade) e frequentando a escola. É de suma importância este contato da criança no ambiente escolar e em outros locais públicos, de modo que a mesma entenda na prática que a diversidade social existe, que as pessoas são diferentes e são igualmente extraordinárias.